domingo, fevereiro 09, 2014

2 em 1

24º Grande Prémio Fim da Europa

26 de Janeiro. Levantamos cedo, encaramos o frio, e fomos a caminho de Sintra, eu e a Natércia, para a minha 1ª participação no GP Fim da Europa.  Prova de 17km que começa na Vila de Sintra e termina no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu. Já sabia que a prova seria dura pelos comentários que havia lido, por isso não tinha nenhuma expectativa de tempo, apenas queria chegar ao final...

Chegamos em Sintra ainda não era 9h, e já estava meio complicado de conseguir estacionar, mas lá arranjei um cantinho. Ocentro histórico de Sintra, onde foi a partida, é uma pequena vila situada no meio de uma serra com mesmo nome, no distrito de Lisboa. Com um clima que me faz lembrar Petrópolis, suas construções e vegetação a tornam encantadora, inclusive sua paisagem cultural é considerada patrimonio mundial pela UNESCO. Tudo estava a somar para ser uma prova muito bela, e eu estava animado! Como tínhamos tempo, tomamos o tradicional cafezinho antes da prova e ficamos a apreciar o pessoal a aquecer. Eu não fiz aquecimento. Quando saímos de casa não tive tempo de comer nada, apenas fiz um chá verde e comi duas bananas; como era uma distância que já me acostumei a correr apenas com bananas, tinha certeza que era suficiente. Como a corrida começava em um ponto e terminava em outro, a Natércia ficou de ir me bucar na Azoia.


A partida foi pontual, e às 10h os mais de 2000 atletas inscritos coloriram as estradas de Sintra. Os primeiros 5kms foram sempre a subir e eu só pensava em não forçar muito o ritmo para não me esgotar na subida, e fui aguentando bem. E apesar de não ser trail acabei por caminhar uns 300m no final da última subida, logo após os 10km, que por sinal era a mais exigente. O Clima esteve sempre nublado, com aquele nevoeiro que te deixa molhado; acabou por esconder o horizonte, mas não estragou a beleza. A serra de Sintra é mágica e parecia que estava numa lugar épico, estilo Senhor dos Anéis, ou no meio da terra dos Druidas (Se bem que a Gália deve ser ainda mais encantadora). Após a curta caminhada começou a grande descida e pude recuperar o tempo perdido. Como adoro descida e estava muito bem disposto, consegui manter um bom ritmo. Ao cruzar a estrada principal para entrar na Azoia ainda encontrei com a Natércia parada no trânsito, já que o mesmo estava cortado para a passagem dos atletas. Continuei com o bom ritmo até chegar ao Cabo da Roca e terminar a prova.




















Terminei os 17km com o tempo de 1:26:22 e em 597 na classificação geral.



Gostei muito da prova e fiquei bem contente com meu tempo.

Ainda voltei correndo os 3km até a Azoia, onde a Natércia me esperava.

E para ter uma melhor noção desta prova, basta assistir o vídeo:






----------XXX----------


II Trail Running Bucelas Aventura.

Como terminei bem o mês de Janeiro, resolvi começar bem o mês de Fevereiro. E no dia 02, bem cedinho, lá fui eu para Bucelas. Desta vez sozinho, pois a Natércia teve que ir trabalhar. A edição de 2013 foi a 1ª prova de trail em que participei, foram 22km de subidas duras e muita lama, no final já nem aguentava correr. Este ano o percurso aumentou para 25km, e estava otimista que aguentaria correr até o final. Já não lembro que horas cheguei a Bucelas, mas deu tempo de tomar o tradicional cafezinho e ainda fazer um aquecimento de 15min. Antes de sair de casa comi um mingau de aveia, e uma banana quando cheguei a Bucelas. Apesar do frio que estava fazendo, não era tanto como no ano passado; e apesar de estar um belo dia, havia chovido nos dias anteriores e era de se esperar alguma lama.


A partida foi as 9h como programado, e os primeiros 2kms tranquilos. Foi então que comecei a perceber que o percurso além de ser mais longo, era também muito mais duro que o do ano passado. E com muito, muito mais lama! Algumas descidas se tornaram mesmo muito perigosas devido ao excesso de lama. Mas eu gosto tanto de descidas! E apesar do cuidado extra, nas descidas eu soltava as pernas, com ou sem lama. Naquele ritmo em que estava, poucos eram os que se atreviam a descer correndo; por isso gostei de ver uma rapariga na minha frente a soltar as pernas e correr na descida. Depois da prova tive que ir cumprimentá-la. E apesar de voar nas descidas e passar muita gente, nas subidas era ultrapassado por todos. Escorreguei algumas vezes, sem qualquer gravidade, mas as minhas luvas já estavam pesadas com tanta lama. Após os 18kms tive caimbras que durou uns 3kms e depois passou. A travessia do rio foi na parte final da prova, o que não gostei muito, pois já não estava aguentando correr devido ao cansaço e caminhar com os pés molhados naquele frio foi cruel.
 O meu desempenho no GP Fim da Europa, no fim de semana anterior, foi melhor. Mas confesso que gostei muito mais desta prova. Bucelas não tem amagia de Sintra, mas não dá para comparar uma prova de trail com uma de estrada. E essa prova de Bucelas é uma verdadeira aventura! É muito bem organizada, com preço acessível, e super exigente a nível físico, sem falar que é de carater beneficente. Por tudo isso eu com certeza espero estar presente em 2015!


Terminei a prova com o tempo de 3:24:34 e em 265 na classificação geral.

                                                         ----------XXX----------

Obs.:
- Todas as fotos foram retiradas da internet, pois estou sem máquina fotográfica.
- Nenhuma das 2 provas ofereceram medalhas.


Sem comentários: